User Onboarding como estratégia para empresas

User Onboarding como estratégia para empresas

Que estratégia é algo de extrema importância às empresas todos sabem. Mas e o user onboarding como estratégia? Você sabia?

Antes de falarmos sobre a estratégia em si, vamos falar de alguns dados que trazem a importância do user onboarding ou do onboarding de novos usuários.

– Nos últimos 5 anos a busca pelo termo cresceu mais de 1000%;
– Empresas como Google, Dropbox e Adobe estão investindo no método para melhorar a experiência do usuário em seus produtos;
– A Loja Integrada, uma das maiores plataformas de lojas virtuais do Brasil, após a implantação de um sistema de user onboarding como estratégia aumentou suas vendas, em apenas um mês, em 60%.

Dito isso, vamos ao nosso material e como disse o estrategista Sun Tzu no livro ‘A arte da guerra’: “A garantia de não sermos derrotados está em nossas próprias mãos”.

Logo, se está em nossas mãos, antes de partirmos a ação é preciso nos preparar e traçar nossa estratégia, começando por:

  • Onde queremos chegar?
  • Como pretendemos chegar?

Neste texto vou me ater apenas à segunda pergunta, apresentando algumas possibilidades competitivas com a aplicação de um sistema de user onboarding como estratégia para vendas e retenção de clientes.

O user onboarding é um método que pode ser aplicado em praticamente qualquer área e nas empresas pode ser aplicado tanto em sistemas de trial, para facilitar a primeira interação usuário x empresa, bem como internamente: para funcionários, ou no próprio produto, aumentando a percepção de entrega de valor e a experiência do usuário.

Partindo desta ideia, trago algumas possibilidades da aplicação do user onboarding como estratégia. Vamos lá!

User Onboarding como estratégia_níveis

Aumente o nível de experiência do usuário

Uma estratégia que pode servir tanto ao marketing quanto para vendas é aumentar o nível de experiência do usuário. Aqui trago o conceito de user onboarding, que permite uma comunicação mais próxima e dinâmica entre empresa e usuários.

O user onboarding não é somente o “clique aqui agora” ou “esse botão faz…”, é uma forma mais sociável de comunicar-se. Tornando a experiência do usuário mais atrativa, ao utilizar um produto.

Com o user onboarding você entrega ao cliente uma experiência incrível no seu software, o fidelizando e o tornando um embaixador da sua marca.

Aumentando o engajamento_User Onboarding como estratégia

Aumentando o engajamento

Uma estratégia para aumentar vendas e reter clientes, assim como reduzir o churn em uma plataforma SaaS (Software-as-a-Service) é buscar melhorar os níveis de engajamento dos usuários no seu produto.

Com o user onboarding você pode direcionar seu usuário ao sucesso desejado com maior rapidez, entregando pequenas vitórias. Por exemplo, ao ele entrar em um software de gestão financeira, você pode guiá-lo a agendar sua primeira conta a pagar, por exemplo. Com essa ação concluída o usuário já pode ter a percepção de valor que ele não esquecerá a data de pagamento de suas contas, e ter que pagar multas em muitos casos, porque elas estarão agendadas e ele será lembrado do pagamento de cada uma. Ele se sentirá seguro e essa segurança é percebida como valor por ele.

Essa primeira vitória rápida, ou o WOW Moment, como chamamos aqui na CONPASS, é essencial para engajar e fidelizar seu cliente. E, todos sabemos que um usuário com níveis altos de engajamento é receita chave para aumento de vendas e também de retenção.

comportamento_User Onboarding como estratégia

Entenda o seu usuário

Uma vez que você aplica um sistema de onboarding é possível levantar métricas e entender o comportamento dos usuários dentro do sistema.

Usando o exemplo anterior. Vamos dizer que além de “Agendar a primeira conta a pagar” temos as ações “Emitir nota fiscal” e “Fazer conciliação bancária”. Ao usuário entrar pela primeira vez nesse sistema, podemos perguntar quais dessas três ações ele quer fazer e mensurar o que a maioria das pessoas quer de fato fazer, o que é mais importante para elas. Além disso, vamos dizer que um usuário escolha “Agendar a primeira conta a pagar” e que essa ação necessite de seis passos para ser concluída. Podemos mensurar qual é a taxa de conversão entre um passo e outro no sistema e ver que, por exemplo, o terceiro passo onde explicamos muitos detalhes dessa ação, não faz sentido para um usuário que entrou pela primeira vez. Ele só quer ver como faz e se é fácil de fazer. Ele quer ter seu problema resolvido rapidamente.

Tendo esses dados, você pode fazer um plano de ação e descobrir o porquê isso está acontecendo, melhorar seu sistema e aumentar ainda mais a experiência do seu usuário! Isso é uma excelente estratégia para aperfeiçoamento do seu produto.

empresas_User Onboarding como estratégia

Empresas mais sociáveis e produtivas

Com o user onboarding como estratégia você pode melhorar sua estratégia de comunicação com o cliente, pois estará mais próximo dele. Você pode de fato conversar com seu usuário e mostrar pra ele, dentro de uma narrativa atrativa, onde estão as principais funcionalidades do seu produto e como eles o ajudarão no seu dia a dia.

Além disso, uma vez que você identifica o Comportamento Desejado, ou seja, o passo-a-passo que você quer que seu usuário faça, você pode promover boas práticas para a ação que você precisa. Exemplo: colaboração de uma equipe de vendas, ativação de uma funcionalidade do sistema, o preenchimento correto de um formulário, etc. Você estará guiando cada passo do seu usuário para um ação/resultado chave que é importante para o seu negócio.

User Onboarding como estratégia_check

Enfim…

Vimos aqui algumas formas de aplicação do user onboarding como estratégia, mas estas não são as únicas. Respondendo a pergunta “Onde você quer chegar?” você pode pensar na utilização do user onboarding para outros objetivos diversos.

A escolha de alguma (s) dessas estratégias pode realmente fazer a diferença para o seu negócio.

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Empreendedor serial especialista em user onboarding e atual CEO da empresa Conpass, empresa especialista em user onboarding e retenção de clientes em software. Busca desenvolver negócios de alto impacto, já teve 4 negócios. Cursou Engenharia de Produção Elétrica na UFSC, tendo curso de Marketing Digital, Empretec, certificação em BPM entre outros.