Desenvolver um software próprio ou contratar, qual a melhor solução?

Desenvolver um software próprio ou contratar, qual a melhor solução?

Equilibrar as necessidades do funil de crescimento das startups é um desafio constante dos CEOs. Se a empresa estiver em fase de escala, essa dor é ainda mais perceptível. Segundo Chuck Cohn, CEO da Varsity Tutors, nesta etapa surgem questões desafiadoras, como: investir de forma agressiva em iniciativas a longo prazo ou ter uma postura mais conservadora.  “A decisão de ‘construir versus comprar’, por exemplo, é significativa e muitas empresas a enfrentam para atender às suas necessidades de software”, escreve Cohn.

Ele explica que passou por essa fase e em um primeiro momento optou por um software pré-pronto, por que era rápido e barato, contudo descobriu que a falta de personalização do produto, em relação às operações rotineiras, levaram a processos manuais ineficientes. “À medida que crescemos, esses desafios se tornaram cada vez maiores e a escalabilidade tornou-se mais difícil de alcançar. Em última análise, fomos obrigados a investir pesadamente em um software próprio. Em retrospectiva, muitos destes trade-offs poderiam ter sido avaliados muito mais cedo pela nossa empresa”, comenta ele.

Uma das vantagens de desenvolver um software próprio está em desbloquear uma série de aprendizados, contudo, o conselho de Cohn é que as empresas optem por essa estratégia apenas se:

  1. o software pode fornecer uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes
  2. você está em uma grande empresa que pode arcar com os custos deste desenvolvimento

Contudo antes de tomar essa decisão considere os seguintes pontos:

1. Por que você deve considerar investir em software personalizado?

Embora o desenvolvimento de um software personalizado seja caro, o retorno do investimento pode valer a pena. Lembre-se, no entanto, que a energia, recursos e tempo gastos nesse processo são significativos. Essas tarefas associadas ao software personalizado podem inicialmente tornar uma solução pré-pronta (wizard, por exemplo) uma ideia mais inteligente, mas há vários motivos para reconsiderar:

Um software disponível na internet não irá satisfazer todas as suas necessidades. As soluções prontas geralmente atendem a requisitos genéricos da maioria das empresas. Se o seu negócio tiver necessidades especializadas, um software personalizado, profissional, pode ser melhor qualificado para atendê-lo.

cta_meio_forbes_software

O problema das soluções ‘enlatadas’ é que elas são rígidas. A grande maioria delas não permitem que você modifique sua funcionalidades de forma significativa. Pode ser difícil adicionar ou subtrair recursos internos, levando a muitas ou poucas funções para sua empresa.

Um software pré-pronto pode não ser compatível com outros programas. Seu negócio pode confiar no ‘Software A’ para completar uma tarefa e no ‘Software B’ para terminar uma segunda relacionada. Porém, se esses dois programas não se comunicarem de forma eficaz, eles podem dificultar seu trabalho. Por outro lado, se você optar por um software profissional e personalizável, você pode integrar um conjunto mais amplo de APIs de diferentes parceiros de software e dados.

2. Por que você deve considerar usar soluções pré-prontas e não um software profissional?

Em determinadas circunstâncias, optar por soluções pré-prontas pode ser a opção mais rápida. Em negócios menores, em particular, uma solução genérica pode beneficiar mais. Mas essa ideia deve ser cogitada levando em conta os seguintes fatores:

  • Orçamento limitado → Os custos associados à criação ou contratação de um software personalizado pode ser um dos primeiros e mais lógicos motivos para uma empresa evitar a escolha desta opção. As soluções pré-prontas são mais baratas e, portanto, podem ter muito mais sentido financeiro para uma empresa com um orçamento menor.
  • Falta de proficiência técnica → Se você não tem uma equipe de software suficientemente forte e com as habilidades necessárias para desenvolver esse software personalizado, é interessante avaliar outras soluções até você ter uma equipe como essa. Se você não consegue responsabilizar seus desenvolvedores de software por esse projeto, será difícil criar ótimos produtos.
  • Falta de tempo → desenvolver um software próprio leva muito tempo para ser concluído com sucesso e, em geral, as empresas não dispõem desse tempo. Logo, se você não tem esse tempo não cogite esse desenvolvimento..
  • Existem excelentes softwares profissionais disponíveis →  a solução que você procura já está disponível no mercado e provavelmente é eficaz para o propósito da sua organização, basta você encontrá-la.
  • A tecnologia não seria uma vantagem competitiva → talvez o seu negócio seja uma loja de móveis de varejo. Nesse caso, desenvolver uma tecnologia surpreendente seria improvável e dificilmente seria um fator que iria o diferenciar de sua concorrência, nem provavelmente seria algo que o ajudaria a fornecer um serviço ou produto de melhor qualidade a um custo menor e fazer com que os consumidores desejem escolher sua loja em detrimento de outras.

3. Como um software personalizado o ajudaria a escalar sua empresa?

Seu negócio é uma organização dinâmica e em evolução, por isso faz com que o seu software se adapte e cresça com a sua empresa e não permaneça estático. Se você antecipar o crescimento, a uma taxa rápida, aqui tem uma série de maneiras que o software personalizado pode ajudar a tornar sua empresa mais escalável:

  • Produtividade aumentada →  Os programas especificamente concebidos com as suas necessidades podem permitir que sua equipe trabalhe de forma mais rápida e inteligente. Você pode optar por uma plataforma abrangente ao invés de usar vários programas diferentes. Uma plataforma integrada pode gerar grandes ganhos de eficiência, uma vez que todos os dados estão concentrados em um único local e os usuários não precisam alternar entre diferentes aplicativos para executar uma tarefa.    
  • Vantagem competitiva → quando você confia na mesma solução pré-pronta que seu concorrente, é muito mais difícil superá-los. Ao projetar ou contratar um software personalizado, que é o ideal para suas operações comerciais, você pode obter uma vantagem competitiva. Essa vantagem cresce à medida que você investiga mais fortemente em seus sistemas proprietários.
  • Tempo de reação mais rápido →  para desenvolver um excelente software personalizado, você deve primeiro contratar uma equipe de desenvolvimento de software estelar. Uma vez que essa equipe está no lugar, eles podem criar uma variedade de produtos, ferramentas e sistemas. À medida que sua empresa precisa mudar e sua empresa evolui, ser capaz de mudar rapidamente as estratégias de tecnologia será a diferença entre dominância do mercado e os obstáculos.

Apesar dos seus custos iniciais, um software personalizado vale os recursos investidos se você quiser construir um negócio de escala significativa. Construir sua própria solução ou adquirir uma profissional especificamente adaptada às necessidades da sua empresa, bem como focada em escalabilidade e eficiência, pode ajudar e significar a diferença entre oferecer um serviço comoditizado e oferecer um altamente diferenciado a um preço melhor.

Este material foi traduzido e adaptado de:  Build vs. Buy: How to Know When You Should Build Custom Software Over Canned Solutions

onboarding_software

Comentários

comments

Próximo Post
Post Anterior
Esse Post Foi Escrito Por

Jornalista na CONPASS, roteirista e cineasta. Formado em jornalismo com pós graduação em cinema e mestrando em Literatura. Nas horas vagas lembro do vendaval que varreu Macondo e combato o crime em Gotham City. Acredito na teoria de que o jornalismo tem por missão educar e não apenas informar.