Antes de falarmos sobre a importância e o papel do…

7 estratégias infalíveis para aumentar a satisfação do cliente
Fidelizar clientes é cerca de cinco vezes mais barato que conquistar novos. Logo, investir na satisfação do cliente é o melhor caminho para que uma empresa se torne destaque no seu mercado de atuação e mantenha sua saúde financeira.
Pensando nisso, preparamos 7 estratégias infalíveis para aumentar a satisfação do cliente e mantê-los sempre interessados e fiéis à sua marca. Confira!
Invista no atendimento omnichannel
Com o boom das redes sociais, os clientes estão mais conectados e possuem mais estratégias de relacionamento com as marcas, o que lhes concedem uma maior experiência de consumo.
Dessa forma, para garantir o sucesso do cliente, as empresas precisam implementar o atendimento omnichannel.
O atendimento omnichannel consiste no uso da tecnologia para oferecer ao cliente um atendimento personalizado e o mais automatizado possível. O foco desse modelo é a experiência do cliente com a marca.
Esse modelo surge para unificar o discurso de uma empresa e oferecer suporte ao cliente, simultaneamente, em todas as mídias.
O cliente omnichannel é aquele que usa todos os canais de comunicação ao mesmo tempo. Logo, é missão da empresa acompanhá-lo em todas as mídias e garantir sua satisfação com o atendimento.
Torne o seu produto acessível
Uma das maiores premissas que orientam o consumo no contexto atual é a comodidade. Nenhum cliente quer gastar horas e horas visitando lojas físicas ou sites para achar o produto ou a oferta que tanto deseja.
Seu produto precisa estar acessível. Cuide para que seu software ou página no Facebook, por exemplo, estejam na primeira página no Google e em outros mecanismos de busca.
Invista em estratégias de comunicação e Inbound Marketing para entender as dores e as necessidades de seus clientes e, a partir disso, mostre para ele que sua solução é a ideal às suas necessidades.
Clientes que encontram o produto perfeito sem grandes esforços têm a satisfação nas alturas!
Pesquise sobre o seus clientes
Para atender seus clientes, oferecer promoções e envolvê-lo em uma estratégia de marketing, é essencial conhecê-los.
Pesquise qual é sua persona ideal traçando características como faixa etária, escolaridade, preferências, cidade e outros dados que possam afinar seu discurso de vendas.
Essas informações são primordiais na hora de lançar novos produtos ou oferecer promoções que resolvam os problemas destas personas a curto e longo prazo.
Uma empresa que conhece sua persona, a preferência e anseios do cliente é capaz de abraçar suas causas. Cordialidade e personalização são aspectos que elevam a satisfação do cliente.
Surpreenda seus clientes
Sua empresa precisa sempre ter foco em melhorar a experiência do usuário. Por isso, ofereça aos seus clientes as melhores soluções e, sempre que possível, surpreenda.
Invista na otimização de entrega de valor, no aumento da qualidade do produto ou serviço prestado.
Ofereça promoções em datas comemorativas, bônus e descontos diante de reclamações e, é claro, trate seu cliente como parte da família.
O ideal é buscar ações que, mesmo que simples, demonstram o quanto o cliente é importante para o seu negócio.
Sua empresa não deve apenas solucionar problemas, mas superar todas e quaisquer expectativas dos clientes.
Preze pela empatia
Empatia é a aptidão que o ser humano tem de se identificar com a outra pessoa, colocando-se no lugar dela.
Exercer a empatia com o seu cliente é a postura ideal para entender suas expectativas e seus problemas.
No atendimento, a empatia é muito útil para encontrar soluções rápidas e entender, em sua totalidade, as dores dos clientes. Em vendas, essa é uma atitude é indispensável para encontrar a proposta mais adequada às expectativas do cliente.
Se o cliente vê seus anseios sendo compreendidos pela empresa, sua satisfação certamente será maior!
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Reduza o tempo de resposta
Não há nenhum cliente que fique satisfeito ao passar horas e horas em uma fila para ser atendido, pelo suporte, ou por ficar sem resposta às suas dúvidas.
A agilidade na primeira resposta é um dos elementos mais prezados na hora de estabelecer contato com as empresas. Vale lembrar que, em casos de solicitações complexas, nem sempre é possível ter um atendimento ágil, já que as soluções, em geral, exigem tempo.
No entanto, quando um cliente envia uma mensagem não hesite em oferecer uma resposta rápida. Quanto antes houver um retorno para ele, maior é será a satisfação do cliente.
A prática do feedback mede e ajuda a aumentar a satisfação do cliente
A prática do feedback é muito importante para que uma empresa entenda os pontos positivos e negativos de seus produtos e serviços e obtenha insights para melhorá-los.
A maneira mais comum de coletar feedbacks dos clientes é por meio da pesquisa de satisfação ou NPS
O Net promoter Score (NPS) é uma das melhores ferramentas para mensurar a satisfação de seus clientes.
Ao pedir uma nota de zero a 10 para a sua empresa, você consegue mensurar o nível de satisfação e se seus clientes são detratores, neutros ou promotores da sua marca.
Buscar a satisfação do cliente é sinônimo de trilhar o caminho do sucesso para o seu negócio. É indispensável que uma empresa esteja atenta às demandas e necessidades do cliente, a fim de utilizá-las para implementar melhorias no seu produto e, assim, fidelizar o cliente.
Nas organizações, um setor que tem um importante papel na garantia da satisfação do cliente é o suporte. Por isso, é essencial ter uma equipe antenada e estruturada nessa área.
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