SaaStr 2018: um olhar sobre o maior evento SaaS do planeta

SaaStr 2018: um olhar sobre o maior evento SaaS do planeta

O SaaStr 2018 reuniu entre os dias 6 e 8 de fevereiro mais de 10 mil pessoas para falar sobre os principais temas e tendências de SaaS para 2018. Veja como foi:

Parece exagero, mas não é! O SaaStr é hoje o maior encontro mundial entre CEO’s, empreendedores, investidores e outros interessados em SaaS. Mas, muito além disso, é falar também de temas que estão diretamente ligados a esse universo e têm se tornado cada vez mais relevantes para as empresas que querem ter um diferencial competitivo e escalar seus negócios.

Mas vamos ao que interessa!

No SaaStr 2018, os quatro principais temas abordados foram: Cultura, Funding, Sucesso do Cliente e User Onboarding. E vamos falar sobre cada um deles para você entender um pouco do que rolou por lá!

Antes de começar é importante ressaltar que no SaaStr 2017, os principais temas foram: Cultura, Funding, Sucesso do cliente, Vendas e Marketing. O que isso significa? Que existe um padrão de assuntos que estão movendo o Vale do Silício – e consequentemente as empresas de SaaS do Brasil.

E enquanto alguns temas já estão sendo discutidos há alguns anos, outros, como o user onboarding, chegam com a expectativa de mudar radicalmente o mercado neste e nos próximos anos.

Você sabia que no Brasil, 74% das Startups falham em até 5 anos? Descubra esses e outros insights obtidos no SaaStr 2018

SaaStr 2018

Cultura

Durante o SaaStr 2018 cultura foi, novamente, um dos assuntos de maior destaque. E, assim como na edição passada, foi trabalhada a importância de enxergar colaboradores como clientes e, principalmente, definir um propósito muito cedo (Por que a empresa existe? Por que você faz o que faz?).

Essas, dentre outras perguntas, são fundamentais para que os valores sejam definidos e, consequentemente, se estabeleça uma cultura forte e com base neles. E é imprescindível que tanto os valores quanto a cultura sejam compartilhados por todos na empresa. Para que haja sucesso, é necessário que todos enxerguem propósito tanto no que fazem, quanto na existência da empresa em si.

 

“Há um fenômeno ‘nós’ e ‘eles’, mas você deve chegar a um ‘nós’. Precisa que as pessoas vejam a organização como uma entidade em vez de ‘nosso caminho’ e ‘seu caminho”.

Rob Bernshteyn, CEO da Coupa

Funding

Entre os temas de destaque do SaaStr 2018, esse talvez tenha sido uns dos mais controversos, principalmente pela complexidade do processo que ainda gera muitas dúvidas entre os empreendedores.

Apesar disso, os especialistas participantes do evento deram conselhos valiosos, tanto para quem está começando quanto para as empresas que já estão na estrada há algum tempo. E provavelmente um dos mais impactantes tenha sido: Entenda que, talvez, um investimento não será a solução para seus problemas.

Antes de assustar alguém com essa afirmação, a ideia que eles quiseram passar durante o SaaStr em relação ao funding é de que, sem a menor dúvida, um investimento pode ser uma excelente forma de dar um up na operação. Porém, muito além do dinheiro, é preciso ter disciplina para manter o foco e conseguir administrá-lo de forma inteligente.

Sucesso do Cliente

“Não foque em receita, foque em entregar valor”

O Sucesso do Cliente tem se tornado cada vez mais a “menina dos olhos” das empresas de SaaS (ou de qualquer empresa que trabalhe com recorrência). E, durante o SaaStr 2018, já era de se esperar que esse seria um dos temas de maior relevância e destaque.

E de maneira bastante resumida, o que os especialistas disseram – e todos os empreendedores precisam incorporar em suas culturas organizacionais – é: o sucesso do cliente não deve ser somente uma área dentro da empresa. Ele precisa ser o norte para todas as áreas e atividades que a empresa realiza!

Se a empresa não entender que o sucesso do cliente é também o seu próprio sucesso e trabalhar diariamente para entregar valor aos usuários do seu sistema, as chances de falhar serão grandes.

Você sabia que reter um cliente é até 6 vezes mais barato que conquistar novos?

jornada do cliente

USER ONBOARDING

Esse foi tema de bastante destaque durante o SaaStr 2018, mostrando que o user onboarding, além de já estar se consolidando no mercado americano, também está cada vez mais sob os olhares das empresas de SaaS aqui do Brasil, que estão buscando maneiras de diminuir churn, reter e engajar usuários e escalar seus negócios.

Segundo os especialistas que passaram pelo SaaStr, o sucesso do cliente começa no onboarding. Ou seja, é logo no primeiro acesso do usuário ao seu software que você tem a chance de entregar o first value e mostrar que seu produto irá resolver todas as dores dele.

Ainda segundo os especialistas, quanto antes você mostrar os benefícios do produto, maior a chance de reter e engajar o usuário.

Dito isso, fica claro entender porque o user onboarding, que nada mais é do que o processo de aumentar a percepção de valor de um usuário, em seu primeiro contato com o produto, ajudando-o a ter sucesso, se destacou entre os temas mais falados no SaaStr 2018 e, principalmente, porque é necessário olhar para ele como parte fundamental na entrega do first value, de AHA Moment e WOW Moment!

Esse foi um resumo de tudo que rolou durante o SaaStr 2018.

Mas como sabemos que você quer saber mais sobre esses assuntos (e que o evento teve muitas coisas incríveis!) preparamos um e-book completo sobre o SaaStr 2018 para você!

SaaStr 2018

Comentários

comments

Próximo Post
Post Anterior
Esse Post Foi Escrito Por
Carolina Marini

Redatora, formada em Comunicação Social e professora de Yoga nas horas vagas. Nasci em SP, mas vim morar perto do mar e não pretendo ir embora tão cedo. Acredito que escrever, nadar e cozinhar são as formas mais baratas de terapia e as pratico com regularidade.