Como o marketing digital pode otimizar o seu negócio

Como o marketing digital pode otimizar o seu negócio

Como o marketing digital pode otimizar suas vendas? Essa pergunta pode ter uma resposta um tanto abrangente, porém resumidamente, o marketing digital assim como o “tradicional” é direcionado exclusivamente para este fim.

Para entendermos como as vendas são geradas precisamos primeiro entender como todo esse ecossistema de ações funciona para compor o marketing digital.

A área de marketing digital é composta por várias ações e ferramentas na Internet com o intuito de promover marcas, empresas e instituições. E são essas ações e ferramentas que iremos abordar no post de hoje.

Marketing Digital e Inbound Marketing

Não tem como falar de marketing digital sem falar de Inbound Marketing, pois esse é um dos pilares principais que sustentam toda a “máquina” dos negócios digitais.

O que é Inbound Marketing?

De forma bem objetiva podemos dizer que Inbound Marketing é o mesmo que Marketing de Atração. Mas como assim? São estratégias e ações que atraem potenciais clientes por meio de relacionamento e informações relevantes. É uma estratégia que é focada na educação do cliente e não na intromissão, como é feito no Marketing convencional.

Funil de vendas

O Inbound Marketing possui outro processo que é muito conhecido no universo do Marketing Digital: o funil de vendas.

Como o próprio nome sugere, o funil de vendas é um processo no qual o prospect vai estreitando sua relação com a empresa até se tornar de fato um cliente.

A ideia principal de todos esses processos e etapas é gerar vendas, por isso que o Inbound Marketing é um dos pilares mais importante de qualquer estratégia de marketing digital.

Vendendo com o Marketing de Conteúdo

Dentro do Inbound Marketing e do Marketing Digital também existe outro pilar muito importante que comporta todas essas estratégias: o Marketing de Conteúdo.

Para que o Inbound Marketing funcione é preciso alimentá-lo com conteúdos relevantes e é aí que entra a questão da produção de conteúdo.

O conteúdo passa a ser o verdadeiro imã que atrai os usuários e possíveis clientes para o seu site. Por isso que as estratégias de marketing estão mudando a forma como os clientes se relacionam.

Embora seja importante, é preciso planejar bem e conhecer de fato o seu público, pois não é qualquer informação ou conteúdo que fará o seu cliente se interessar pela sua marca ou empresa.

E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma ferramenta importante para quem deseja vender mais com o Marketing Digital. Prova disso são os inúmeros e-mails que recebemos diariamente.

Neste exato momento, enquanto você lê esse artigo é bem provável que esteja recebendo alguma oferta ou promoção via e-mail marketing na sua caixa de entrada.

Embora alguns profissionais não utilizem o e-mail marketing, é evidente que essa ferramenta ainda é uma excelente alternativa para gerar tráfego e novos negócios.

Entretanto, é importante ter em mente que toda estratégia de e-mail marketing deve ser pautada em contatos opt-in que nada mais é do que a autorização prévia do usuário para o envio de e-mails.

Marketing em Mídias Sociais

As mídias sociais estão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing e já se provaram ser excelentes canais de relacionamento entre empresas e clientes.

Dentro do marketing digital, as diversas mídias sociais se apresentam como verdadeiras impulsionadoras dos conteúdos produzidos pela marca.

Para alguns tipos de negócios, as mídias sociais são verdadeiras vitrines para gerar vendas e novos negócios. Isso se deve graças à facilidade de atingir e interagir com diferentes públicos em uma mesma plataforma.

Porém, da mesma forma que as outras ferramentas, as mídias sociais também precisam de planejamento, principalmente no que se refere à produção de conteúdo e abordagem narrativa que a marca irá adotar.

SEM (Searching Engine Marketing)

Não há como falar de Marketing Digital sem citar a importância do SEM, pois a encontrabilidade e a otimização nos mecanismos de buscas atualmente é um dos principais objetivos e preocupações das marcas.

Estar bem posicionado significa maiores possibilidades de negócios e consequentemente, mais lucros. Além disso, investir nessa ferramenta é bem mais barato do que outras formas de publicidade.

SEO (Searching Engine Optimization)

Dentro do SEM existe o famoso SEO que nada mais é do que técnicas de otimização para ser facilmente encontrado pelos usuários em mecanismos de buscas como o Google.

Veja aqui o passo a passo para subir no posicionamento do Google

Investir em SEO é ter a certeza de que o seu site será um fonte inesgotável de possíveis novos negócios. Por isso que essas práticas são tão importantes para os negócios nos dias de hoje.

Links Patrocinados

Por outro lado, quem deseja ter resultados quase que de imediato, também é possível investir em links patrocinados ou o famoso Adwords.

Essa modalidade de publicidade é capaz de aumentar as vendas significativamente em um curto espaço de tempo, porém é preciso investir constantemente para que o retorno apareça.

Blog corporativo

Não adianta falar em Marketing de Conteúdo sem citar a importância dos blogs. São eles os responsáveis por abrigar e manter o fluxo de conteúdos que a empresa ou a marca produz.

Além disso, o blog funciona como uma extensão para o site da empresa, oferecendo informações mais completas e gerando engajamento entre consumidor e marca.

Desta forma, um blog corporativo é mais do que uma fonte de informações para usuários e clientes, mas sim uma ferramenta auxiliar de marketing para otimizar as vendas.

Uma dica é: antes de criar seu blog, alinhe-o com as estratégias de marketing de conteúdo para ter um canal funcional e condizente com a missão e a visão da sua marca.

Os benefícios do Marketing Digital

Até aqui você pôde ver as principais ferramentas e áreas que compõem o Marketing Digital. Atrair, informar, ser encontrado e converter são apenas algumas etapas até a conquista do cliente.

Além de otimizar as vendas e os negócios como um todo, a modalidade digital também oferece benefícios únicos, os quais saberemos com mais detalhes a seguir:

Resultados mais rápidos

Em relação às outras formas de publicidade ou ações, o Marketing Digital apresenta resultados mais rápidos. Isso ocorre devido às facilidades que as ferramentas oferecem em termos de efetividade e abrangência.

Custos bem menores

Certamente esse é um dos principais benefícios do Marketing Digital, pois não é preciso grandes investimentos para começar uma campanha ou investir em estratégias como Inbound e e-mail marketing.

Gera resultados recorrentes

O melhor desse tipo de estratégia é que dependendo de como o Marketing Digital é empregado é possível ter resultados recorrentes e de graça.

Um exemplo disso é o marketing de conteúdo que pode gerar resultados recorrentes, graças aos novos visitantes que são atraídos pelo conteúdo que a marca produz.

Apresenta excelente ROI

Outro grande ponto forte do Marketing Digital é justamente o excelente retorno que é possível obter por um investimento relativamente pequeno.

Fácil de gerenciar e de alterar

Gerenciar uma campanha de marketing não é fácil, mas na área digital tudo fica mais fácil e essa é mais uma das grandes vantagens em relação ao Marketing off-line.

Evite os principais erros no Marketing Digital

Embora investir no digital seja uma excelente estratégia, desenvolver campanhas de marketing necessita planejamento e bons conhecimentos das ferramentas e dos conceitos usados na área.

O que acontece é que na ânsia de obter resultados rápidos, muitos profissionais acabam cometendo erros básicos e por isso comprometem os resultados finais das suas campanhas.

Logo mais vamos ver quais são esses erros e saber como não cometê-los. Vamos lá?

E-mails marketing desesperados e spam

Na ânsia de querer atingir o máximo de possíveis clientes, muitas empresas confundem o uso de e-mail marketing com o envio de spam.

Enviar e-mails para clientes que não subscreveram sua lista ou não permitiram o envio são algumas das falhas mais cometidas em estratégias de Marketing Digital.

Para não cometer esse erro, sempre opte por contatos opt-ins e jamais envie promoções aleatoriamente para usuários que não autorizaram a sua empresa a entrar em contato.

Baixa qualidade no conteúdo

O conteúdo está em alta e é uma excelente iniciativa para atrair novos clientes e otimizar suas vendas. Porém, antes de começar a investir nessa estratégia analise se sua marca realmente tem algo relevante a transmitir.

Por ser importante, não é recomendado que sua marca produza qualquer tipo de conteúdo ou informação. É preciso oferecer conteúdo de qualidade e que realmente seja útil ao cliente.

Falta de planejamento das ações

Não ter ações minimamente planejadas pode gerar retrabalho, pois além de não conseguir obter os devidos resultados é possível que haja perda dos investimentos feitos.

Por esses motivos, reserve um tempo para planejar bem as suas ações e não se afobe na busca por resultados rápidos e milagrosos. Tenha em mente que o Marketing Digital é a soma de estratégia e ferramentas adequadas.

Conclusão

O comportamento do consumidor e as relações de consumo estão em constante alterações e acompanhar essas mudanças é essencial para qualquer empresa que deseje otimizar os seus negócios. Por fim, o Marketing Digital é um exemplo dessas mudanças e sendo assim é preciso estar atualizado com as suas principais práticas, pois quem não acompanha tais mudanças acaba ficando para trás no mundo dos negócios.

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José Meurer

Possuo experiência em assessoria de imprensa, redação para blogs e redação para televisão. Minhas principais atividades na WebLink são escrever conteúdos para o blog e cuidar do conteúdo do site em geral.