Como a Loja Integrada aumentou em 60% suas vendas, em 1 mês

Como a Loja Integrada aumentou em 60% suas vendas, em 1 mês

A entrega de experiências incríveis em user onboarding foi o principal trunfo encontrado pela Loja Integrada para aumentar conversões, diminuir suporte e fidelizar clientes.

468.922. Este é o número de lojas virtuais criadas apenas pela Loja Integrada, uma das maiores plataformas de lojas virtuais do Brasil, de 2013 até março de 2017. O número expressivo demonstra o aquecimento do mercado e a tendência migratória de varejistas do off-line (físico) para o on-line (digital).

De acordo com reportagem do G1, o mercado faturou só no primeiro semestre de 2016 mais de R$ 19 bilhões e chama atenção pela facilidade e agilidade na criação de uma loja, além disso, o formato é uma opção atrativa, viável, barata e menos burocrática se comparada a lojas físicas.

Esses ‘benefícios’ refletem-se no número de lojas ativas configuradas atualmente no sistema da Loja Integrada. Recorde histórico, segundo Luiz Brandão, Analista de Marketing da empresa.

O número, 20% maior que a média histórica da empresa, começou a ser criado em janeiro deste ano (2017), com a implantação de um sistema de user onboarding.

Brandão explica que umas das principais dificuldades dos clientes estava em ativar uma loja. Para concluir a ação é necessário configurar a forma de pagamento, forma de envio e, claro, também o produto. Porém, devido a falta de conhecimento e pelo perfil diversificado dos clientes, muitos acabavam criando uma loja mas não a ativavam, ou após o primeiro teste não percebiam valor no produto e desistiam.


Além disso, a empresa tinha uma grande demanda de chamados em suporte; muitas vezes, motivadas pela falta de conhecimento dos clientes na operação da plataforma.

“havia muita dúvida sobre como configurar a forma de pagamento. Muitas pessoas, encontravam dificuldade na configuração desistiam e não voltavam mais.

Luiz Brandão, Gerente de Marketing, Loja Integrada

A percepção desses problemas levou a Loja Integrada a buscar uma solução que guiasse seus usuários dentro da plataforma. Aumentasse as conversões do plano grátis para o PRO – que possuem valores a partir de R$ 49 e permitem integrações com um número maior de aplicativos -, e também ajudasse a reduzir o número de chamados em suporte. A solução escolhida para reverter este cenário foi um sistema de User Onboarding, utilizado por grandes players como Google e Dropbox, que apostam na metodologia para guiar seus clientes e entregar ótimas experiências a seus usuários.

O user onboarding, fornecido pela Conpass, foi incorporado ao software da Loja Integrada em janeiro de 2017 e em apenas três meses já apresentou ótimos resultados. O primeiro impacto foi sentido no suporte. O número de chamados foi reduzido em 33%, na comparação direta entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017.

Como ajudamos a Loja Integrada a aumentar em 60% suas vendas, em 3 meses

Brandão se diz satisfeito com a Conpass, pois o principal objetivo pretendido com o user onboarding foi alcançado. Já no primeiro mês houve, de acordo com os dados da Loja Integrada, um aumento de 59,8% nas conversões.

Outra métrica potencializada com o user onboarding foi a conversão do plano grátis para o PRO; na análise do mesmo período de 2016 e 2017, houve um aumento de 30% no número de lojas ativas.

Segundo Vinícius Bento, Gerente de Customer Success da Conpass, os dados apresentados são os melhores possíveis e demonstram a importância de um user onboarding como ferramenta de condução automatizada para usuários em softwares SaaS.

O profissional explica que é possível visualizar o avanço ao olhar as métricas de conclusão do user onboarding. Nos três meses são 24.699 mil usuários guiados, sendo que 81% deles chegaram ao fim do primeiro fluxo, completando uma ação e alcançando o AHA Moment (primeira ação concluída).

Como-ajudamos-a-Loja-Integrada-a-aumentar-em-60%-suas-vendas,-em-3-meses-1

Brandão se diz otimista em relação aos números que tendem a melhorar, uma vez que a entrega de valor aos usuários é imediata e a resolução dos problemas no plano grátis e principalmente no suporte, uma das principais reclamações da empresa, têm sido resolvidos e seguem em crescimento exponencial mês a mês.   

De acordo com Brandão, as expectativas com a Conpass para o segundo quarter são ainda maiores. Ele aponta que, devido aos resultados já entregues e ao atendimento fornecido, espera-se uma melhora ainda maior no número de conversões do plano grátis para o PRO, além do aumento do LTV.

Você pode conferir como a Loja Integrada vê a solução da Conpass no vídeo abaixo.

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Jornalista na CONPASS, roteirista e cineasta. Formado em jornalismo com pós graduação em cinema e mestrando em Literatura. Nas horas vagas lembro do vendaval que varreu Macondo e combato o crime em Gotham City. Acredito na teoria de que o jornalismo tem por missão educar e não apenas informar.