Flywheel Marketing: como utilizá-lo e como ele te ajudará a crescer

Flywheel Marketing: como utilizá-lo e como ele te ajudará a crescer

Confira como o flywheel marketing e uma boa estratégia de conteúdo, pode te ajudar a crescer e obter um bom posicionamento no ranking de pesquisas do Google.

Ser encontrado no Google pode ser o que difere o sucesso do fracasso de uma empresa, e isso não é uma preocupação exclusiva de empresas de tecnologia, mas sim de qualquer empresa. Logo, se você trabalha com conteúdo online, é necessário ter uma boa estratégia para construir sua reputação na internet, e é aqui que entra o conceito de Flywheel Marketing.

Comparado com a força inicial que damos para uma “roda girar”, daquelas que necessitam de bastante impulso para o primeiro movimento, como uma roda de bicicleta, que ao encontrarmos o ritmo, ela gira praticamente sozinha, construir uma reputação online leva tempo e dedicação e para implementar uma ação de marketing digital é necessário entender que a longo prazo isso valerá muito a pena, e que parar no meio do percurso não é uma opção. Isso é que o Flywheel Marketing sintetiza.

Rand Fishkin, da Moz, diz que o Flywheel Marketing orienta a desenvolver uma estratégia de qualidade, porque ao focar na criação de conteúdos bons, gerando links e, fidelizando seus visitantes, você estará direcionando energia para uma roda, que ao longo do tempo terá armazenado tanta energia que ao liberar novos conteúdos trará mais retornos do que qualquer outra quantidade de publicidade paga.  

Como aplicar o Flywheel Marketing na prática?

O Flywheel Marketing é resultado de um conjunto de estratégias que visam gerar uma boa reputação online à empresa, ao seu site, fazendo uso do SEO.

SEO é um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar os sites mais amigáveis aos motores de busca, selecionando no conteúdo do seu site, palavras-chave que possam se posicionar melhor nos resultados orgânicos.

Fazer uso do SEO já é o mínimo o que se espera dos profissionais que atuam com conteúdo online, desta forma você contribuirá à construção da sua reputação online, ou seja, investir em palavras-chave que estejam de acordo com seu negócio, fomentando seu crescimento no ranking do Google.

Mas e quanto às estratégias?

Compartilhe conteúdos

Agora que você deu o seu start para a roda começar a girar, você precisará continuar trabalhando para ela não parar. O Flywheel Marketing não é está apenas ligado à produzir conteúdos dentro de um site e direcioná-lo ao Google. É preciso ir além, compartilhá-lo e realizar testes em diversos canais como Facebook, Blog Institucional, Twitter e Linkedin, o que possibilita você a encontrar novos públicos sempre, atingindo um share de mercado cada vez maior.

Mas como saber onde investir seus recurso e esforços para fazer essa tal roda girar? Para escolher a melhor ferramenta, indico o método Bullseye Framework, uma técnica, criada pelo americano Gabriel Weinberg, e publicada no livro “Traction”, desenvolvida principalmente para startups, empresas pequenas sem muito orçamento e que precisam crescer rapidamente, mas que  funciona para qualquer tipo de negócio.

O Bullseye Framework ajuda as empresas a escolherem qual ferramenta de atração de clientes e posicionamento, é a melhor para o seu tipo de empresa, público-alvo e do que você quer oferecer e atrair com cada campanha. Existem 19 canais diferentes para divulgar uma marca, e o objetivo do Bullseye Framework, é realizar um Brainstorming, um reconhecimento do mercado, para saber a aceitação que cada canal pode refletir ao seu negócio.

Bullseye”, em inglês, significa “no olho do touro!” o que equivale ao nosso “na mosca!”, e é exatamente isso o que a ferramenta realiza, uma filtragem dos canais mais adequado ao seu negócio, colocando os essenciais no alvo para serem trabalhados.

Olhe a figura abaixo para entender melhor:

flywheel marketing

Fonte: WunderDigital, 2016

Com base nisso, você conseguirá focar inicialmente em ações que realmente fazem sentido para o seu negócio e momento de mercado, mas isso tem que ser algo constante, nunca pare de testar e otimizar seus canais, aprimorado conforme a sua necessidade.

Geração de Leads

Fidelize seus leads e clientes, mantenha um relacionamento mais próximo com eles. Quando um lead acessar seu site, busque obter o seu e-mail, seja oferecendo um desconto pelo primeiro acesso à página, por uma oferta de download de conteúdo,  ou pelo registro de uma compra. Ter o e-mail do seu cliente é uma grande ferramenta, com ele você poderá manter contato com o seu público, enviando notícias, novos conteúdos, promoções etc, tudo que contribua para o aumento do alcance de suas publicações, views e vendas.

Além disso, não se esqueça de pedir feedbacks do seu serviço ou sugestão, quanto mais próximo estiver do seu lead ou cliente, mais ele lembrará de você.

Fique atento

Além disso em alguns casos, como na aplicação de um SEO, você deve se atentar em reconhecer se na sua empresa há conhecimento interno sobre SEO, principalmente em sua área de marketing e TI para a elaboração de estratégias de otimização do site, caso contrário, será necessário pesquisar se a empresa possui condições financeiras e tempo disponível, para que uma agência especializada em SEO realize o serviço, ou para investir em treinamento interno da própria equipe.

Não desista

Para que o Flywheel dê resultados, é preciso estar disposto a arriscar, sabendo que, em algum momento, você poderá querer desistir por exaustão. Mas lembre-se, esse NÃO é o caminho!

Imagine que um concorrente seu resolveu aplicar esse conceito e persistiu em manter a “roda girando”, e mesmo que sem nenhum ganho imediato ele poderá alcançar o resultado que você desistiu no meio do percurso. Por isso ter foco é um dos pilares para essa estratégia.

Não tenha medo de falhas

É preciso falhar logo, analisar dados e mensurar. O fracasso tem que ser visto como experiência e aprendizado, se errar, anote e comece de novo.

E os resultados?

Com o tempo você perceberá que os seus conteúdos serão encontrados mais facilmente, o que te ajudará a saber quais palavras, conteúdos e temas poderão ser abordados no negócio, garantido cada vez mais acesso e alcance das suas publicações, isto é, várias pessoas estarão passando pela sua “vitrine”, aumentando sua base de dados e você conhecendo cada vez mais seu consumidor. Pois ao direcionar suas estratégias, você poderá até começar uma campanha de Google Ads, por exemplo, para impulsionar ainda mais seus resultados de forma muito mais estratégica e embasada.

Conclusão

Aplicar o conceito de Flywheel Marketing pode parecer simples, mas não muito fácil. Ele é um trabalho constante de atualizações para que sua “roda” continue sempre girando e gerando resultados. É preciso estar disposto a dedicar tempo e esforços para a construção de uma estratégia condizente com o seu perfil organizacional.

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Esse Post Foi Escrito Por
Bruna Nóbrega

Intraempreendedora e apaixonada por pessoas. Atual People Care e Administrativo Financeiro da Conpass, empresa especialista em user onboarding e retenção de clientes em software. É Administração de Empresas na UFSC. Possui curso em Inbound Marketing e Técnico em Administração. É Cofundadora do F1rst Step, Instituição sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo dentro da UFSC.