Qual o impacto do onboarding no engajamento e comprometimento dos usuários?

Qual o impacto do onboarding no engajamento e comprometimento dos usuários?

Atualmente, no mercado brasileiro, há um crescimento na percepção de diversas empresas sobre a importância de estratégias focadas no sucesso do cliente.

Quem acompanha esse cenário de perto pode, em muitos momentos, acreditar que muitos usuários estão tendo grandes experiências com as soluções que adquirem nos dias atuais.

Um dado de nossa pesquisa sobre os impactos do User Onboarding na retenção de clientes, porém, mostra que isso não é tão comum quanto deveria: 96,7% afirmaram que abandonam um software web em seu primeiro contato com a plataforma, pois não conseguem enxergar valor na solução testada.

Ao atuarmos no mercado de softwares e plataformas web, percebemos que o usuário pode ter experiências melhores quando é guiado por uma estratégia de User Onboarding, que é capaz de torná-lo mais engajado ao longo de sua experiência em uma plataforma web. Para permitir que este quadro seja alcançado em seu software web, vamos falar sobre a importância de conquistar usuários com alto nível de engajamento e comprometimento em seu software, comprometidos a alcançar sucesso com sua plataforma!

Por que engajar usuários é importante?

Muitas empresas não conseguem notar que, mesmo após um longo processo para guiar o usuário até o trial (ou aquisição), ainda há a necessidade de comprovar e entregar sucesso para seus usuários. Isso significa, para o cliente, que ele constrói grandes expectativas enquanto pesquisa e investiga sua solução, mas não consegue comprová-las ao utilizar sua plataforma.

O resultado dessa situação é que muitos usuários acabam desistindo de experimentar as soluções levantadas, abandonando as plataformas. Em muitos casos, essas situações acabam se convertendo em taxas altas de abandono de trial ou, ainda, de cancelamento de contrato.

Esse quadro pode ser profundamente prejudicial para sua empresa. Afinal, um usuário que não é engajado em sua solução pode se tornar um detrator de sua marca, prejudicando a percepção que muitos potenciais clientes possuem de sua solução. Para evitar esses danos, é essencial que os clientes que entram em contato com sua plataforma sejam engajados em busca de seus sucessos.

Como posso aumentar o engajamento e comprometimento do meu usuário?

Para engajar um usuário ao longo da jornada, é necessário que você entenda quais são as necessidades que ele busca suprir em seu software web. Mais do que isso: você precisa entender quais sucessos são visados por seu cliente ao experimentar e adotar sua solução.

Ao compreender essas demandas, você poderá entender quais funções em sua plataforma serão capazes de entregar os resultados que seu cliente busca. Além de apresentar as ferramentas essenciais para cada usuário, é crucial demonstrar o impacto de cada uma delas nos sucessos objetivados por cada cliente.

Portanto, seu usuário precisa encontrar as funções que busca em seu software, familiarizar-se com elas e, sobretudo, adotá-las rapidamente em seus processos internos. Para guiá-lo dentro de seu software web e engajar seu usuário dentro dele, pode ser crucial contar com uma estratégia de User Onboarding.

Qual é o impacto de uma estratégia de User Onboarding no engajamento e comprometimento dos Usuários?

Aprimorar a experiência de seus clientes em sua plataforma é essencial para aprimorar seu engajamento e comprometimento. Mais do que isso: é necessário garantir que os primeiros contatos de seus usuários trarão sucesso para seu cliente, afim de engajá-lo cada vez mais na resolução de suas dores.

Para compreender estas dores e, sobretudo, qual é a melhor forma de solucioná-las, você pode (e deve!) aplicar uma estratégia de User Onboarding em sua plataforma web:

Entenda seus Clientes para engajá-los em sua plataforma

Entender as dores e demandas do seu cliente é imprescindível para que você entenda qual é a melhor forma de guiá-lo em seu software. Ao compreendermos o cliente, podemos compreender quais são as formas mais eficientes de engajá-lo em sua plataforma. Isso se torna imprescindível quando avaliamos que, dentro de sua plataforma, cada ponto de contato com seu cliente afeta sua experiência.

Além de estudar suas personas para encaminhá-las ao longo do processo de compra e, ainda, no processo de pós-vendas, você precisa compreender como seus clientes buscam solucionar suas dores. Mais do que isso: você precisa entender como seu usuário se comporta em sua plataforma web, para acompanhá-lo ao longo de sua experiência com seu software.

Guie seu usuário ao entender suas necessidades e comportamentos

É crucial que seu usuário possa garantir que ele alcançará sucesso com sua plataforma, e isso deve ser realizado logo que ele entra em contato com seu software. Seja apresentando funcionalidades úteis para ele ou, ainda, demonstrando os resultados que ele pode alcançar, proporcionar a entrega de valor a cada usuário é imprescindível para engajá-lo ao longo de sua jornada.

Uma estratégia de User Onboarding é eficiente em demonstrar e entregar sucesso para clientes ao dividir a experiência do usuário em pontos-chave cruciais para a jornada. Ou seja: devemos entender como podemos demonstrar sucesso para nosso cliente e, ainda, como vamos entregar os primeiros sucessos para cada usuário.

É fundamental entender como esses momentos impactam a jornada dos seus clientes de sua plataforma, a fim de potencializá-los e, com isso, garantir o engajamento e comprometimento de seus clientes em sua plataforma.

Quanto tempo tenho para engajar meu cliente?

Vale notar que, inserido na experiência em sua plataforma, seu usuário possui pouco tempo hábil para perceber valor em sua solução — e você precisa garantir que será capaz de apresentar sucesso para ele.

Se isso não acontecer rapidamente, você pode perder a atenção de seu usuário e, com isso, reduzir as taxas de clientes ativos em sua plataforma. Vale notar que, na mesma pesquisa que citamos na introdução, 73% dos usuários, ao serem incapazes de enxergar valor na plataforma adquirida, abandonam a solução em menos de 5 minutos.

Quais são os benefícios conquistados no engajamento de usuários através do User Onboarding?

Com esse artigo, podemos apontar que uma estratégia de User Onboarding é capaz de aumentar o engajamento e comprometimento de nossos usuários ao permitir que a experiência do usuário seja compreendida e, com isso, aprimorada, através de momentos-chave dentro da plataforma.

Vale notar que a entrega de sucesso em sua plataforma web precisa ser contínua, mesmo depois que seu usuário tenha alcançado seus primeiros sucessos. Dessa forma, seus clientes poderão ter suas jornadas perpetuadas em sua plataforma e, se sua estratégia de User Onboarding for bem aplicada, é muito provável que você entregue uma experiência incrível para cada usuário.

Pra finalizar, vale apontar que, além de usuários mais engajados se tornarem clientes mais satisfeitos, uma estratégia de User Onboarding pode permitir que muitas features e ferramentas presentes em sua plataforma sejam, de fato, adotadas no cotidiano de seu usuário. Dessa forma, é possível garantir que seus investimentos em Marketing e Vendas e, até mesmo, em User Onboarding, possuirão um ROI altamente benéfico para os resultados de sua plataforma.

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