Como melhorar a experiência do seu usuário com User Onboarding

Como melhorar a experiência do seu usuário com User Onboarding

Aumentar engajamento, diminuir churn e melhorar vendas em trial. Confira neste artigo como o user onboarding pode resolver as principais dores encontradas em empresas SaaS. Além de uma análise das principais ferramentas disponíveis no mercado, como Conpass Onboarding!

Se você chegou até esse artigo provavelmente já percorreu uma longa jornada de descoberta através do user onboarding. Por outro lado, é normal ainda ter dúvidas sobre o que é user onboarding, ou como aplicá-lo no seu software. Se for o caso, o convidamos a acessar o portal user onboarding e depois voltar para este artigo.

Como falamos acima,  aqui nosso foco será em mostrar os principais softwares disponíveis no mercado. Também vamos mostrar como o Conpass WOW (ou Conpass Onboarding) ajuda a resolver as dores de engajamento e entrega de sucesso.

Conpass Onboarding

Mas antes de mergulharmos nos benefícios do Conpass Onboarding, precisamos responder uma questão fundamental:

Quais são as vantagens do user onboarding?

Quando um usuário acessa seu software pela primeira vez é como se você o estivesse convidando para visitar sua casa. Imagine que ao entrar, a casa está completamente bagunçada, as coisas fora do lugar e ele não consegue sequer encontrar uma cadeira para sentar.

É exatamente isso que acontece quando esse usuário acessa o software mas não entende o que fazer e acaba abandonando o produto. E se você achou o exemplo exagerado, preciso te contar que a Conpass fez uma pesquisa e descobriu que 73% dos usuários abandonam um software em até 5 minutos por não entenderem o produto. Ou seja, por uma má experiência do usuário.

E é exatamente aí que o user onboarding atua. Guiando o usuário e mostrando quais etapas ele precisa executar para resolver a dor que o levou a acessar o software. Dessa maneira, o user onboarding impacta diretamente o crescimento do negócio aumentando o engajamento e as vendas em trial, e diminuindo o churn.

  • Aumentando o engajamento

“Aumentar o engajamento”. Esse foi, resumidamente, o principal motivo que levou empresas como Vtex e HostGator a apostar na Conpass como solução de user onboarding para guiar clientes ao sucesso em seus softwares. Mateus Lima, Coordenador de Produtos da HostGator, explica que a máxima: ‘o cliente não está comprando um produto, mas sim a solução para algum problema’, embora pareça clichê, é uma realidade que deve ser observada.

Por isso,  guiar o usuário de maneira fácil e assertiva é a maneira mais eficiente de mantê-lo engajado.

  • Diminuindo o churn

Em 4 meses utilizando a solução da Conpass , a Projuris reduziu seu churn em 30%. Segundo Tiago Fachini, Gerente de Marketing da empresa, quando o Projuris ONE, versão online do software jurídico, entrou no mercado, houve o crescimento na complexidade da plataforma e consequentemente o aumento no volume de dúvidas dos usuários.

Segundo ele, os resultados com o Conpass Onboarding são otimistas e demonstram o ROI (Retorno Sobre Investimento) na prática. Além da redução do churn, ele destaca a melhora na conversão em trial, no LTV (Life Time Value) e o impacto na utilização interna do software como os principais ganhos imediatos com o user onboarding.

  • Aumentando vendas em trial

Loja Integrada, uma das maiores plataformas de lojas virtuais do Brasil, aumentou em 60% suas vendas em trial em um mês. O segredo? A entrega de experiências incríveis em user onboarding! Segundo Luiz Brandão, Analista de Marketing da empresa, umas das principais dificuldades dos clientes estava em ativar uma loja.

Devido à falta de conhecimento e pelo perfil diversificado dos clientes, muitos acabavam criando uma loja mas não a ativavam, ou após o primeiro teste não percebiam valor no produto e desistiam. Foi então que eles decidiram buscar uma solução para guiar os usuários e ajudá-los a concluir essa ativação.

Já no primeiro mês com o Conpass Onboarding houve, de acordo com os dados da Loja Integrada, um aumento de 59,8% nas conversões.

Com a Conpass encontramos a solução para pegar nossos clientes pela mão e ensinar o passo a passo, para eles terem sucesso com suas lojas virtuais.

Luiz Henrique Brandão, Analista de Marketing da Loja Integrada

Como escolher um software de user onboarding?

Conpass onboarding

Antes de responder a essa pergunta, vamos falar sobre algo que talvez você esteja pensando: “Por que não desenvolver o user onboarding internamente?” A resposta é simples: porque na última década, esse foi o grande fracasso das empresas de software web.

O user onboarding é evolutivo, precisa ser mensurado e modificado até atingir a maturidade no fluxo guiado. Considerando que o seu core business não é user onboarding, você teria que deslocar um time multidisciplinar de profissionais. Com o tempo, isso poderia “matar” seu produto e prejudicar o negócio.

De acordo com Yves Siqueira, CTO (Chief Technology Officer) da Conpass:

A construção de um user onboarding com foco na entrega do sucesso necessita, no mínimo, 3 anos de desenvolvimento e estudo, contando com uma equipe de dois desenvolvedores mais um designer especialista em UX, para otimizar a experiência do usuário.

Dito isso, vamos apresentar as principais opções disponíveis hoje no mercado de softwares de user onboarding:

Conpass Onboarding (Conpass WOW)

É a única empresa brasileira com foco em user onboarding. Já guiou mais de 5 millhões de usuários com sucesso na América Latina. Especializada em engajamento em softwares e ativação de usuários, a ferramenta também oferece aos clientes uma consultoria estratégica, que vai desde a definição de proposta de valor até o momento em que a ferramenta entra no ar.

Entre as principais vantagens do Conpass Onboarding está o Analytics, que traz, entre outras funcionalidades, relatórios de acesso e engajamento dos clientes no software em tempo real.

Siqueira comenta que o Analytics é um dos principais diferenciais do software da empresa. Segundo o profissional, na versão atual, o cliente pode alterar suas configurações de fluxo e definir quais segmentações quer acompanhar. Por exemplo, se a empresa tem trial, pode haver fluxos com relatórios independentes no trial e outros no produto.

Outro diferencial está no fato da ferramenta não necessitar de um programador, sendo possível configurá-la com alguns passos simples:

conpass onboarding - central

Intercom

Ao contrário do que algumas empresas acreditam, essa não é uma ferramenta de user onboarding. Embora possua disparo de e-mails e alguns chats que aparecem durante a navegação, a Intercom é uma ferramenta nascida do suporte. O Conpass WOW, por sua vez, nasceu do user onboarding e seu foco é na ativação e engajamento do usuário. Além disso, por ser internacional não possui consultoria estratégica nem suporte em português.

Appcues

Não oferece consultoria estratégica ou suporte, o que acaba interferindo diretamente na experiência do usuário, já que além da ferramenta em si, é preciso ter uma estratégia de user onboarding alinhada aos objetivos do negócio, para que se chegue aos resultados esperados. Também não possui Analytics, o que acaba prejudicando a análise da experiência e engajamento dos usuários. Por ser uma ferramenta internacional, precisa ser paga em dólar e depende da variação cambial e imposto sobre importação, o que acaba aumentando seu valor final em até 40% comparado ao Conpass Onboarding.

WalkMe

Também não possui consultoria estratégica, nem suporte em português. Seu uso é mais direcionado ao atendimento de suporte e seu valor é um dos mais altos do mercado.

Concluindo

Esperamos ter ajudado a esclarecer a importância do user onboarding na resolução das dores mais comuns enfrentadas por empresas SaaS. Acreditamos  também que você consiga, a partir deste texto analisar qual solução é mais interessante para seu modelo de negócio e momento da empresa.

E se você quer melhorar agora a experiência dos seus clientes, clique no banner abaixo e solicite uma demonstração com um especialista do Conpass Onboarding. Também não esqueça de deixar seu feedback nos comentários 🙂

diagnóstico de user onboarding

 

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Esse Post Foi Escrito Por
Carolina Marini

Redatora, formada em Comunicação Social e professora de Yoga nas horas vagas. Nasci em SP, mas vim morar perto do mar e não pretendo ir embora tão cedo. Acredito que escrever, nadar e cozinhar são as formas mais baratas de terapia e as pratico com regularidade.