Como fazer meu cliente entender o meu produto? 7 dicas essenciais!

Como fazer meu cliente entender o meu produto? 7 dicas essenciais!

A apresentação de um novo produto pode ser altamente desafiadora. Além de lidar diretamente com as dores e questionamentos de possíveis clientes, há um curto tempo para que a entrega de valor seja realizada e, consequentemente, engaje o cliente durante a apresentação.

Surge, então, uma dúvida comum para diversas empresas: “Como fazer meu cliente entender o meu produto?”.

Sabemos que muitas outras métricas de uma empresa dependem desse momento crucial. Afinal, uma apresentação eficaz pode permitir que seu cliente compreenda seu produto e, consequentemente, prossiga na jornada de compra.

Para garantir que todos os esforços dos times de aquisição sejam aproveitados e, ainda, garantir que seus usuários conseguirão entender e aplicar os recursos que sua plataforma oferece, separamos algumas dicas úteis para que você consiga apresentar um novo produto com segurança e, sobretudo, consiga fazer com que seu cliente entenda seu produto!

1-Entenda a dor do seu cliente

Ao longo da jornada de compra, é crucial entender que cada usuário engajado procura, em sua solução, uma forma de solucionar uma (ou mais) de suas dores. Isso significa que, se o usuário demonstrou interesse em seu produto — interagindo com conteúdos ou, ainda, correspondendo positivamente às ações de prospecção ativa — há alguma dor latente que ele acredita que pode resolver com sua solução.

É importante notar que essa dor deve guiar toda a experiência do cliente ao lidar com sua solução, ou seja, seu cliente precisa garantir que todas as interações que envolvem seu software irão aproximá-lo da resolução de suas demandas.

Além disso, é importante perceber que algumas dores podem ser constantemente levantadas pelos times de aquisição, ao longo do processo de compra. Isso significa que, através de perguntas de qualificação no processo de pré-vendas ou, ainda, ao longo de fluxos de conteúdo segmentados em processos de Inbound, é possível compreender e determinar as dores de diversos clientes em potencial.

2-Construa personas claras e precisas

Compreender as demandas e visões de cada usuário pode se tornar uma tarefa complexa, sobretudo se você não contar com uma compreensão clara de suas personas.

Definir as personas que sua empresa busca atingir é um passo fundamental para tornar a apresentação do seu produto em uma atividade proveitosa para ambas as partes. Isso ocorre porque, em uma persona detalhada e confiável, informações importantíssimas são apresentadas (como suas dores, demandas e objetivos) —  permitindo que a apresentação seja pautada em argumentos que façam sentido para seu potencial cliente e, consequentemente, consiga permitir que seu usuário entenda sua solução.

3-Segmente seu público

Com dores e personas definidas, uma empresa possui diversos insumos para compreender cada cliente. Para tornar esse processo escalável e, ainda, para suprir as demandas individuais de cada usuário, é ideal que seu público seja segmentado de acordo com seu perfil.

Ao segmentar cada usuário, sua abordagem pode se tornar muito mais assertiva e, consequentemente, gerar valor para seus clientes em cada interação. A segmentação de seus possíveis clientes pode ser feita ao longo da jornada de compra, através de perguntas diretas (durante processos de prospecção ativa) ou, ainda, através de segmentações de leads ao longo do funil de marketing. Com essas informações, é possível apresentar seu novo produto de forma a garantir que cada usuário possa entender seus recursos e aplicações.

4-Entenda a definição de sucesso do seu cliente

Entregar sucesso para seu cliente é imprescindível para engajá-lo em sua solução. Para isso, porém, você precisa entender como seu cliente enxerga seu sucesso, com base em seu perfil, em suas dores e sua solução.

É necessário que, com base nas outras dicas que apresentamos, você seja capaz de entender o que o usuário busca de valor ao interagir com sua empresa, seja através de seus conteúdos ou, ainda, de sua plataforma.

As informações obtidas no levantamento de personas podem ser cruciais para que você compreenda o conceito de sucesso visado por cada cliente. Afinal, os valores e visões de uma persona podem apontar de quais formas ela busca ser auxiliada com sua solução e, consequentemente, definir quais das funções disponíveis podem ser relevantes para ela.

5-Engaje o cliente ao longo da apresentação de produto

Entregar sucesso para seu cliente é imprescindível para engajá-lo em sua solução. Para isso, porém, você precisa entender como seu cliente enxerga seu sucesso, com base em seu perfil, em suas dores e sua solução.

É necessário que, com base nas outras dicas que apresentamos, você seja capaz de entender o que o usuário busca de valor ao interagir com sua empresa, seja através de seus conteúdos ou, ainda, de sua plataforma.

As informações obtidas no levantamento de personas, por exemplo, podem ser cruciais para que você compreenda seu sucesso. Além disso, esses dados podem informar a melhor forma de apresentar sua solução e, consequentemente, garantir que seu usuário entenderá seu produto.

6-Guie seu usuário em sua plataforma

Esta dica pode ser relevante para muitas empresas de software e plataformas web. Afinal, ao guiar seu usuário dentro de sua solução, você pode demonstrar funções úteis ao usuário, antecipar possíveis dúvidas e, ainda, engajá-lo ao longo dos procedimentos que sua ferramenta é capaz de realizar.

Mais do que apresentar sua produto, guiar seu usuário e permitir que ele interaja de forma ativa com sua solução pode gerar grande valor para ele. Um fluxo guiado de user onboarding, por exemplo, pode ser uma ferramenta de grande valor na hora de apresentar uma solução web.

7-Comunique lançamentos relacionados a sua solução

Comunicar os recursos disponíveis em sua solução web pode engajar e motivar seus usuários a conhecer e, posteriormente, utilizar sua ferramenta. Seja através de divulgações para base de leads ou, ainda, em suas redes sociais, você pode ganhar usuários interessados e engajados que, consequentemente, obterão mais valor da relação construída com sua empresa ao entenderem seu produto.

Além de comunicar novos recursos externamente, você também pode utilizar ferramentas de User Onboarding para apresentar novas features dentro da própria plataforma. Dessa forma, novos usuários (ou, até mesmo, usuários ativos) serão capazes de conhecer suas novas ferramentas ao utilizarem sua solução, gerando uma grande entrega de valor durante sua utilização da plataforma.

Seu cliente consegue entender seu produto?

Para finalizar este artigo, vale notar que, para conquistar clientes fiéis e engajados, é crucial que seu usuário entenda seu produto e, consequentemente, possa ser introduzido à sua plataforma de forma educativa e eficiente.

Dessa forma, entender as dores dos seus usuários e engajá-los durante a apresentação de sua plataforma é a melhor forma de garantir que cada usuário consiga entender seu produto. Para alcançar esse objetivo, uma solução de User Onboarding pode ser essencial para que seu público entenda seu produto, entregando valor e engajando seus usuários.

Comentários

comments

Próximo Post
Post Anterior
Esse Post Foi Escrito Por