Chatbot: entenda a importância para o seu negócio

Chatbot: entenda a importância para o seu negócio

Certamente você já se conectou com um chatbot, certo? E para usá-lo em seu site, você sabe o caminho? Confira este artigo.

Chatbot e seu negócio

Você conhece aquela velha história ou assistiu filmes que dizem que “o futuro tudo será controlado por robôs”? Então, o futuro já chegou e cada vez mais faz parte de nosso presente! O que comprova isso são os já conhecidos chatbots. Essa inovação tecnológica está cada vez mais presente nos negócios e vem ganhando espaço na área de atendimento e relacionamento com o consumidor.

O que é um chatbot?

Duas palavras foram unidas para chegar a esse resultado: chat (conversa, bate-papo) + bot (robô). Assim, um chatbot é, simplesmente a conversa de um robô através de textos para interagir com as pessoas e direcioná-las ao que de fato procuram.

Pode até parecer algo novo ou excessivamente tecnológico, mas o chatbot já faz parte de nossas vidas há algum tempo, como por exemplo nos serviços bancários ou de telefonia.  

A ideia desta tecnologia se assemelha às utilizadas pelas operadoras de telefonia móvel, em que é solicitado ao cliente que escolha a opção para determinado tipo de atendimento.

Como funcionam?

Os chatbots funcionam através de programações específicas, em que  são criadas algumas “regras” que conseguem identificar  palavras e relacioná-las com as solicitações do usuário.

Por exemplo: digamos que um usuário pergunte ao chatbot: “qual o prazo de entrega de “tal produto”? O robô cruza as palavras “prazo e entrega” com as respostas já programadas para estes termos. Em seguida irá apresentar  possíveis soluções para a pergunta do usuário.

Mas além dos chatbots mencionados, existem alternativas em que a Inteligência Artificial é utilizada, o que possibilita interações mais avançadas e mais  semelhantes à realidade humana.

Chatbot e chat online

Há quem acredite que chatbot e chat online são a mesma coisa, mas não são!

No primeiro, o atendimento é executado através de regras específicas. Já o atendimento de um chat online precisa ser realizado por plataformas ou programas em que pessoas reais atuem. Nos chats online é possível atingir maior compreensão e objetividade nas solicitações.

Pontos fortes do chatbot

  • Dispensa atendimento humano para questões mais simples;
  • É facilmente personalizado;
  • Funcionamento ininterrupto;
  • Não apresenta fila de espera aos usuários.

Pontos fracos do chatbot

  • Não apresenta humanização no atendimento;
  • Passível de confusão nas informações;
  • Tende a perdas de negócios;
  • É superficial, pois não trabalha com interação real.

Pontos fortes do chat online

  • Atendimento humanizado, que resulta em mais satisfação ao cliente;
  • Soluciona os problemas com interação real;
  • Possibilita o crescimento das vendas;
  • Mais autenticidade

Pontos fracos do chat online

  • O atendimento depende de pessoas reais;
  • É mais dispendioso devido à contratação de pessoas;
  • Atendimento se resume ao horário comercial ou pré-estabelecido.

O futuro dos negócios

Os chatbots já são considerados uma tendência para os negócios online. Isso se aplica principalmente ao e-commerce, pois as operações precisam de mais agilidade em todas as etapas das compras.

Alguns estudos, relacionados às tendências de mercado, apontam que, num curto espaço de tempo, a inteligência artificial estará cada vez mais presente nas estratégias das grandes corporações. Isso evidencia que a tendência é que haja menor intervenção humana nos atendimentos.

Vale ressaltar que, isso não significa que estaremos isentos da interação humana. A ideia é oferecer melhores experiências, levando em conta a agilidade, praticidade e redução de recursos.

Todas essas tendências fazem parte da evolução tecnológica onde não haverá mais barreira para a informação.

Chatbots e seu e-commerce

Os chatbots podem ser ferramentas aprimoradas de atendimento e alavancadores de vendas. Além disso, eles podem trabalhar na expansão do seu negócio.

Se a sua empresa demanda pedidos de informações ou atendimentos constantes, os chatbots podem atuar como um meio de expandir os negócios. Isso porque ele automatiza  o atendimento.

Resultado: quanto maior o número de pessoas atendidas, mais chances de surgir novos negócios, pois você terá uma “mola propulsora” de vendas a sua disposição.

Fluxo de atendimento

Em alguns casos, é quase impossível suprir o fluxo de informações de uma empresa, mesmo que haja uma equipe destinada a isso. Até porque, um grande número de atendimentos simultâneos pode gerar confusão de informações e cair a qualidade do serviço prestado.

Os chatbots podem suprir essas demandas,  de modo mais rápido que um atendimento real e sem o risco de informações que contenham erros.

chatbot - a importância dele para seu negócio

Atendimento ininterrupto

O e-commerce é um tipo de negócio que funciona 24h por dia, sendo assim, não é possível prever quando a venda será feita. Ela pode acontecer após o horário comercial ou na madrugada.

Mas antes de efetuar uma compra, muitos consumidores buscam por informações detalhadas dos produtos, até porque ainda há muitas pessoas que têm receio de comprar determinados produtos pela internet.

Porém, dependendo do horário não há quem possa sanar essas dúvidas. Neste caso, os chatbots são a solução para as lojas virtuais com atendimento 24 horas, sem o risco de perder a venda, independente do horário.

Redução de custos

Um grande fluxo de atendimentos demanda uma equipe maior de profissionais, isso resulta em um custo dispendioso na viabilização do negócio. Com a opção de chatbots no e-commerce, além redução de custos com pessoal, é possível automatizar o atendimento. Isso porque, utilizar robôs dispensa a contratação de toda uma equipe para determinadas funções.

Além da modernização do atendimento do seu e-commerce, você economiza com os chatbots.

Primeiramente conheça seus consumidores

A ideia dos chatbots parece ser muito legal, mas ainda é uma “novidade” para muitas empresas.  Antes de implementar essas tecnologias aos negócios é preciso analisar diversos fatores para que, ao contrário do pretendido, os chatbots não se tornem um problema.

Realidade

Em um curto espaço de tempo, serão diversas as situações em que estaremos interagindo com robôs, independente do tipo de negócio: e-commerce, sites mais comuns (aqueles que já estamos habituados a acessar), ou, até mesmo, ao efetuar as corriqueiras compras de farmácia ou supermercado, via internet.

Todo site pode ter um chatbot?

Agora que você já sabe sobre a importância e as vantagens de ter um chatbot no seu negócio, saiba é preciso saber se é possível ter um no seu site.

Todo site pode ter um chatbot? Depende. Antes de instalar, verifique se seu servidor de hospedagem de sites tem capacidade para implementação deste serviço. Nada adianta oferecer um atendimento ineficaz, que não funcione.

Algumas empresas trabalham com planos de hospedagem de sites que suportam a instalação de plugins ou sistemas de chatbot, além de oferecer hospedagem barata e de alta qualidade que garantam a performance do seu negócio.

Conclusão

Depois de “mergulhar” no mundo dos chatbots, você já tem mais uma opção para aprimorar seus negócios. Se tiver mais sugestões sobre o assunto, deixa um comentário logo abaixo.

Este artigo foi produzido pela Hostinger, referência no mercado de hospedagem de sites no Brasil e no mundo, onde atua em mais de 178 países com serviços de hospedagem barata, registro de domínio e VPS.

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José Meurer

Possuo experiência em assessoria de imprensa, redação para blogs e redação para televisão. Minhas principais atividades na WebLink são escrever conteúdos para o blog e cuidar do conteúdo do site em geral.