Case de Sucesso – como a Funil de Vendas dobrou vendas com user onboarding

Case de Sucesso – como a Funil de Vendas dobrou vendas com user onboarding

Aumentar vendas é uma das principais dores das Startups. Sabemos que não há bala de prata ou uma fórmula mágica para isso. Mas com a técnica certa e alguns estudos é possível alcançar ótimos resultados em um curto espaço de tempo. Essa é a história que trazemos nesse material. Como a Funil de Vendas dobrou suas em vendas em pouco mais de 6 meses utilizando user onboarding.

Vender mais! Precisamos melhorar nossa conversão! Acesso a mais oportunidades! Melhorar nossas taxas de trial para cliente!

As afirmações acima foram colhidas em conversas com prospects dos mais variados segmentos em nossas calls de venda e consultoria. Além disso, em pesquisa realizada em 2017, percebemos que uma das maiores dores dos SaaS é aumentar vendas.

Podemos pensar em variadas formas de fazê-lo (aqui temos um material com 6 especialistas falando sobre isso). Mas e seu eu te contar que em um único dia, com pequenas mudanças, a Conpass ajudou a Funil de Vendas a aumentar em 50% o número de levantadas de mão. E após dois meses aplicando o user onboarding a mais dobrar vendas.

Mas vamos por partes …

funil de vendas case - cta

Ferramenta de WOW moment

No decorrer da história da Conpass entendemos que era necessário construir um método próprio. Havia algo novo no mercado. As pessoas ainda não o conheciam. Não sabiam o que esperar do user onboarding ou o confundiam, com balão, tutorial e até mesmo wizard. Ou seja, tudo o que o user onboarding não era.

Entendemos  então que era preciso, além de educar o mercado, desenhar um modelo funcional que ajudasse nosso clientes a entregar sucesso para os clientes deles. Não apenas no software, mas também em todas as suas comunicações. No Google, em campanhas no Facebook, Instagram, etc.

Desta necessidade nasceu a ferramenta de WOW Moment. E, como falei acima, vamos trabalhar em cima da aplicação do sucesso, nas várias etapas da jornada do cliente, e em seguida do método e software de user onboarding no Funil de Vendas.

Bom, primeiro ao aplicar a pesquisa de WOW moment com os clientes do Funil percebemos que as descrições que estavam no site até então, não conversavam com a necessidade do clientes. Elas estavam muito longe da principal dor que os prospects do SaaS buscavam.

Segundo Vinícius Bento, diretor de Customer Success da Conpass, a meta descrição do site, ‘CRM para vendas B2B’, estava clara no objeto, porém não no objetivo. Isto é, com a pesquisa descobriu-se que o que os clientes queriam era ‘bater meta todo dia‘ – lembra do início do texto? Era isso que os clientes buscavam no contato com a empresa. Contudo, reforçando, ‘CRM de vendas para B2B’ estava longe de entregar a resolução.

Logo, com a informação, compilada em cohorts aplicamos melhorias pontuais para testes, primeiro na na tag line do site e como esperávamos, obtivemos um ótimo resultado, 50% de aumento no número de levantadas de mão.

Hipótese comprovada, precisávamos ir além, pois apenas levantada de mão não garante conversão, concorda?

Então, chegamos a segunda parte do nosso caso de sucesso:

Como a Funil de Vendas dobrou vendas com user onboarding

Há 3 meses, Thiago Pirinelli, co-founder da Funil de Vendas, gravou o vídeo acima, trazendo as primeiras impressões sobre o user onboarding e sobre a ferramenta Conpass WOW na recepção e guia de seus usuários ao sucesso.

Após esses três meses, ao olhar os resultados, extraímos: 80% de aumento direto no número de vendas. Ou como traz, Pirinelli, dinheiro que entrou para o caixa da empresa, mas o mais importante: clientes satisfeitos nas primeiras etapas da jornada do cliente.

Para chegar ao resultado, o passo inicial, como você já leu, foi uma reestrutura da comunicação no primeiro contato dele com a empresa. Ou seja, reduziu-se pontos de atrito existentes no acesso do cliente ao site e em seguida no acesso ao produto.

  • objetivo

Como diria um antigo sábio, ‘sem objetivo não se tem objetividade’, (melhores do mundo, 2002). Logo, na consultoria buscamos  entender qual era o objetivo da Funil de Vendas com o user onboarding. Isto é, qual era a dor da empresa. Pirinelli destaca ser o foco com a Conpass WOW levar o lead a conhecer as principais vantagens e diferenciais do Funil de Vendas, “logo na primeira tela”.

Ao questionarmos se isso vem acontecendo, Pirinelli é enfático: “Sim, está sendo cumprido” e completa, “Acredito que ao usuário ter a oportunidade ao passar pelo Fluxo, ele já tem uma melhor percepção de valor. Isto elimina algumas objeções na abordagem de vendas. Desta forma, sim, há um impacto positivo nos resultados de vendas”.

  • método

Aha, WOW Moment e Ongoings. Para Pirinelli, aplicação do método na construção dos fluxos e o acompanhamento da consultoria da Conpass  “geraram diversos insights para melhor nossa comunicação e processo”. explica.

Leia sobre o método no e-book: Guia definitivo de user onboarding

Bento traz que ao desenhar os fluxos de user onboarding do Funil de Vendas, o foco na principal dor  levantada na pesquisa de WOW moment sempre esteve presente. Logo, os fluxos perfazem a ideia do processo de vendas, com foco em bater metas.

  • user onboarding na prática

Para acessar os fluxos do Funil de Vendas, conhecer mais sobre a ferramenta, e como o user onboarding se comporta ao recepcionar e entregar sucesso ao cliente basta solicitar uma demonstração aqui. Porém, para te dar uma ideia de como está estruturado, trazemos abaixo o Aha moment da Funil.

Mas em primeiro lugar é importante você entender que o Aha moment é essencial para esse sucesso, pois é a partir dele que o usuário tem aquela sensação de encantamento e entendimento que o software que ele está pensando em adquirir irá sim, resolver sua maior dor.

Apresentação:

Funil de vendas - case

Indicação de benefício:

Funil de vendas - aha

 

Funil de vendas - case 2

Chamada à ação:

Funil de vendas - case 3

Conclusão

Parece fácil não é verdade? Sim e não é a resposta, pois o user onboarding é uma arte que se bem aplicada traz resultados impactantes como esse que você acabou de ler. E para você entender como aplicar no seu software e todas as vantagens que podem entregar sucesso ao seu cliente e aumentar sua receita. Solicite uma demonstração com um de nossos especialistas.

diagnóstico de user onboarding

 

 

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Jornalista na CONPASS, roteirista e cineasta. Formado em jornalismo com pós graduação em cinema e mestrando em Literatura. Nas horas vagas lembro do vendaval que varreu Macondo e combato o crime em Gotham City. Acredito na teoria de que o jornalismo tem por missão educar e não apenas informar.