Por que sua empresa precisa de um blog empresarial

Por que sua empresa precisa de um blog empresarial

Conteúdo escrito por Eduarda Delavy, Analista de Conteúdo da HostGator Brasil

Seja um portal de notícias ou apenas entretenimento, atualmente todos nós consumimos conteúdos vindos de blogs. Há muito tempo eles deixaram de ser registros pessoais e se tornaram um importante canal de comunicação e informação em geral. Visto dessa forma, um blog possui certas características que proporcionam grandes benefícios para as empresas, pois ter um canal para criar conexões relevantes com os clientes é a uma das premissas do Marketing Digital.

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Por que a sua empresa precisa de um blog

Hoje, com a internet e seu volume de informações, é muito raro que um cliente chegue até uma empresa sem conhecer os produtos ou sem ter conhecimento de como ela pode ajudá-lo. Todos nós utilizamos as ferramentas digitais (o próprio Google) para pesquisar, para tirar dúvidas e encontrar a melhor solução para nosso problema.

É essa a lógica do comportamento que nos faz consumir conteúdos online. Então, se você criar um blog empresarial com publicações que ajudem as pessoas a resolverem um problema ou chegarem a um objetivo relacionado com a área de atuação da sua empresa, você estará acompanhando o comportamento do consumidor moderno. Além disso, veja outros motivos para criar um blog para a sua empresa:

Possui um custo baixo

Um blog empresarial é relativamente mais barato que outras ações de marketing, como por exemplo, uma campanha televisiva. O custo para manter o blog já está incluso nas despesas do site da sua empresa, pois você pode utilizar a mesma estrutura de hospedagem de site para manter o blog online.

O custo adicional de um blog será apenas relacionado a produção do conteúdo. Para isso, você precisa definir uma pessoa encarregada de criar, publicar e divulgar os conteúdos.

Autoridade de mercado

Com o blog você aumenta a credibilidade da sua marca no mercado pois, com o conteúdo certo, você demonstra a sua expertise na área e também a sua capacidade de entregar valor aos seus clientes. Dessa forma, cria-se um sentimento de autoridade no público e isso facilita o processo de decisão de compra, pois a confiança do consumidor na sua marca aumenta a sua reputação no mercado.

Mais visibilidade

Toda vez que você publicar uma postagem no blog da sua empresa, será uma página a mais do seu site, o que significa que é mais uma oportunidade para você aparecer nos resultados de busca do Google (e direcionar o tráfego para o seu site). Assim, o seu blog empresarial ajuda a otimizar o seu endereço no Google e proporciona um aumento de acessos no site principal.

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Vender mais

O ditado “quem não é visto, não é lembrado” também se aplica ao site da sua empresa. Se o conteúdo do seu blog é visto, terá mais chances de um cliente em potencial lembrar de você e, consequentemente, realizar uma compra. O blog ajuda a direcionar o visitante para o seu site, onde será possível realizar uma transação ou solicitar um orçamento. Com isso, você irá vender mais!

Gerar leads

O blog corporativo tem a função de capturar o contato de potenciais clientes também e, a partir daí, realizar ações de nutrição, visando com que eles caminhem pelas etapas do funil de vendas, chegando até o momento de decisão de compra.

Defina os objetivos para o blog da sua empresa

Para que tudo corra como planejado, você precisa estabelecer objetivos para o seu blog empresarial.

Branding

Você pode utilizar o blog como estratégia principal para aumentar a sua popularidade, ou até mesmo alcançar (e superar) a popularidade de quem já está no mercado. Nesses casos, o foco será branding e construção do reconhecimento de marca, se posicionando como autoridade ou construindo o seu espaço no mercado.

Orientar o público

Produzir conteúdos que abordem as dores do seu cliente é uma ótima forma para apresentar o seu produto/serviço como solução. Através do conteúdo, é possível orientar o público, mostrando como as suas soluções são as mais adequadas para o que ele precisa. Mas, lembre-se que informações não faltam na internet e os clientes estão cada vez mais exigentes, então é importante que você crie um conteúdo de valor e que irá realmente oferecer algo relevante.

Criar um vínculo

Com um blog empresarial você pode criar um vínculo maior com o seu cliente e ampliar as possibilidades de relacionamento entre a sua marca e o público. Através deste canal, você pode ouvir e responder dúvidas e questionamentos.

Tópicos que você precisa cuidar ao criar um blog empresarial

  • Escolha uma empresa de confiança e de reconhecimento no mercado para contratar o serviço de hospedagem de site;
  • Busque manter a qualidade no conteúdo e que seja coerente com a jornada de compra do seu cliente em potencial;
  • Conheça seu público e suas necessidades;
  • Mantenha uma regularidade nas publicações com um calendário editorial;
  • Preocupe-se com SEO;
  • Faça uma boa divulgação dos materiais;

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A HostGator Brasil é um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo. Fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos, a empresa conta há dez anos com um escritório no Brasil e tem forte atuação em países como Brasil, Estados Unidos, México, Índia, China, Rússia, Chile e Colômbia.