3 dicas para aumentar o valor percebido pelo seu cliente

3 dicas para aumentar o valor percebido pelo seu cliente

Você entende o que seus clientes buscam em seus produtos e serviços? Sabe quais dores eles querem sanar ou, ainda, quais sucessos eles pretendem alcançar com sua empresa? Conheça como aumentar o valor percebido.

Estas perguntas estão diretamente envolvidas com a ideia de valor percebido. Este conceito, que tem raízes em obras voltadas para estratégias de marketing, tem se tornado fundamental para diversas empresas que se preocupam com seus consumidores e, sobretudo, com as experiências de teste, compra e pós-venda vivenciadas por seus clientes ao se adquirir um produto.

Neste artigo, vamos explicar a origem desse conceito e, ainda, porque ele é um fator relevante para todos os setores de uma empresa. Também vamos apresentar sete dicas para que você possa aumentar o valor percebido por seus clientes e, com isso, analisar e aprimorar as experiências vivenciadas por seus consumidores!

De onde surgiu o conceito de “valor percebido”?

O conceito de Valor Percebido foi desenvolvido por Philip Kotler, pai do Marketing, e é ilustrado no livro “Princípios do Marketing”, uma de suas obras mais influentes. Segundo Kotler, quando falamos de “Valor Percebido”, estamos abordando um conjunto de fatores que cada consumidor releva na hora de considerar a aquisição de um produto.

Na prática, esses fatores são resumidos em dois grupos: os benefícios conquistados com a compra do produto, balanceados pelos custos que o consumidor terá para adquirir este produto.

Vale notar que, ao falarmos dos benefícios e custos envolvidos em uma compra, não estamos abordando só os ganhos e perdas financeiras: Kotler chega a mencionar, em seu livro, os ganhos pessoais que uma pessoa obterá ao adquirir um produto/serviço (para sua imagem e sua rotina) e, até mesmo, os custos de tempo e energia envolvidos na compra e utilização de um determinado produto. De forma objetiva, até mesmo os esforços emocionais envolvidos nesse processo devem ser considerados, para entender como uma pessoa será afetada por seu produto.

Por que o valor percebido pelos clientes importa para sua empresa?

Por conta dessa origem, é comum entender que a ideia de entender e aumentar o valor percebido por um cliente costuma ser atrelada a equipes de Marketing e aquisição de clientes. Dessa forma, diversas estratégias de marketing buscam aprimorar a experiência de compra de um produto (ou serviço) ou, ainda, melhorar algumas de suas características, buscando tornar um produto (ou uma marca) mais cativante para seu público-alvo.

Todavia, nos últimos tempos, este conceito passou a ser utilizado por outros setores e, ainda, por muitas empresas preocupadas com as experiências de seus clientes. Na prática, elas perceberam que precisavam entender qual é o valor buscado por seus clientes em seus produtos e serviços. Entendendo esse valor, cada empresa poderia aprimorar sua entrega de valor (seja na aquisição ou no pós-compra) para atrair mais consumidores e, ainda, transformá-los em clientes fieis e engajados.

Como posso aumentar o valor percebido?

Na prática, muitas empresas concluíram que o segredo para atrair e conquistar mais consumidores estava em entender quais dores seus clientes buscavam solucionar ao adquirir um produto ou serviço. Mais do que isso, elas perceberam que a chave para engajar seus clientes tanto no processo de teste e compra solução quanto nas suas experiências de uso estava no aumento de valor percebido por seus clientes.

Algumas ações podem ser tomadas por sua empresa se você busca aumentar o valor percebido por cada cliente ou usuário. Abaixo, separamos sete dicas para que você possa entender os valores buscados por seus clientes e, com isso, engajá-los ao longo das experiências entregues por sua empresa!

1 – Descubra qual é o valor percebido por seus clientes atualmente

Antes de realizar qualquer mudança em seu produto, serviço ou, até mesmo, em seus atendimentos, é importante que a seguinte pergunta seja feita: “Qual é o valor percebido por meus clientes ao se relacionarem com minha empresa?”.

Muitas empresas falham ao acreditarem que o objetivo final de seus clientes é a utilização de seus produtos ou serviços. Como já abordamos em um de nossos artigos, ao optar por uma empresa e realizar uma compra, cada cliente busca sanar uma dor ou alcançar algum resultado relevante. Logo, seu objetivo final não é adquirir um produto específico: cada cliente busca alcançar algum valor em uma compra como segurança, prestígio, confiança, dentre muitos outros.

Idealmente, sua empresa deve estudar seus clientes e entender qual é a melhor forma de entregar sucesso para ele. Seja através de pesquisas de mercado ou de análises da jornada do cliente, é possível analisar se sua empresa entrega o valor buscado por seus clientes ao adquirirem um produto ou serviço. Com isso, é possível entender quais ações podem ser tomadas para tornar essa entrega de valor ainda mais positiva para cada cliente.

2 – Desenvolva uma jornada do cliente coesa

Você entende quais vantagens e benefícios levam seus clientes a comprar seu produto? Sabe quais diferenciais levam sua empresa a se destacar dos seus concorrentes na hora de divulgar um produto ou serviço?

Infelizmente, em muitas situações, os estudos voltados ao valor percebido pelo cliente acabam sendo utilizados apenas por equipes de marketing e vendas, buscando gerar argumentos para cativar e convencer clientes.  Isso pode gerar um grande problema: ao gerar expectativas em um consumidor que não conseguirá cumpri-las com seu produto, você pode estar criando clientes insatisfeitos que, no futuro, podem trazer taxas altas de cancelamento de contrato ou churn para sua empresa.

Se sua empresa não está totalmente voltada para a entrega de sucesso a usuários e consumidores, diversos desalinhamentos podem ocorrer entre os setores responsáveis pela experiência do cliente. Dessa forma, é importante garantir que as experiências vivenciadas ao longo da jornada do cliente sejam capazes de entregar o sucesso que cada cliente busca ao optar por sua empresa.

3 – Personalize a experiência de cada cliente

Seja na experiência de compra ou, ainda, na aplicação e adoção de um produto em seu cotidiano, já abordamos que cada consumidor espera ter suas necessidades sanadas. Todavia, cada cliente ou usuário possui demandas inerentes à sua própria rotina demandando que as soluções utilizadas diariamente sejam adaptadas às suas dores.

Na prática, além da utilização do produto, a forma como cada cliente é atendido e guiado em sua plataforma pode definir se ele se tornará um consumidor engajado e fiel. Logo, entender quais dores específicas fazem parte da rotina de cada cliente é crucial para personalizar suas experiências e, com isso, aumentar o valor percebido por cada consumidor, para tornar sua empresa cada vez mais relevante para seus consumidores.

Entenda seu cliente e aprimore sua experiência!

Para entender quais ações você deve tomar para aumentar o valor percebido pelos seus clientes, é fundamental que sua empresa analise seus usuários e entendam qual é a melhor forma de entregar sucesso para eles.

Ao analisarmos o conceito de valor percebido, notamos que entender os benefícios e custos enxergados pelo consumidor é crucial para definir a melhor forma de guiá-lo e auxiliá-lo. Por isso, entender quais sucessos são buscados por seus clientes e, ainda, quais dores eles buscam resolver, é a melhor forma de entregar sucesso para cada usuário e engajá-los ao longo da jornada do cliente. Veja também como fazer o cliente entender o o produto.

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