5 dicas para apresentar novas funcionalidades a clientes antigos

5 dicas para apresentar novas funcionalidades a clientes antigos

O momento de lançar uma nova funcionalidade para um produto ou, até mesmo, alterar uma de suas funções existentes, pode gerar grandes expectativas para muitas empresas.

Afinal, é o momento de entender se todo o esforço envolvido na pesquisa e desenvolvimento de uma nova feature irão, de fato, trazer resultados para você e sua plataforma.

Mais do que se manter à frente do mercado, atualizar as funcionalidades de um software pode se tornar uma grande oportunidade para entender e engajar seus usuários. Nesse artigo, preparamos cinco dicas para te ajudar a apresentar novas funcionalidades para seus usuários e, dessa forma, garantir que cada usuário consiga entender e adotar as novas funções presentes em sua plataforma!

Afinal, por que devo apresentar novas funcionalidades aos meus clientes?

Ao abordar o desenvolvimento de novas funcionalidades em softwares e plataformas web, Yves Siqueira, Product Manager da Conpass, é direto: “A única motivação para se criar uma nova funcionalidade (ou alterar uma funcionalidade existente) é perceber que você não está entregando sucesso para seu cliente da forma que ele precisa”.

Yves afirma que este quadro se torna nítido para muitas empresas quando seus clientes não conseguem mais se satisfazer com uma funcionalidade (ou mais) da ferramenta e, com isso, acabam buscando outras soluções: “Você pode perceber isso quando seus clientes estão buscando outras ferramentas (ou concorrentes) para utilizar uma funcionalidade que você já possui ou, ainda, para alcançar um valor que você já busca gerar com sua solução”.

Entregando valor para seus clientes com novas funcionalidades

Co-fundador da Conpass, Yves acredita que, ao abordar o desenvolvimento de novas funcionalidades, a entrega de valor precisa ser o foco principal de uma empresa. Ele traz duas questões cruciais que seu time deve fazer antes de apresentar novas funcionalidades para o público:

– Minha solução está entregando o que a pessoa quer encontrar?

– Estou apresentando essa solução da melhor forma possível para meus usuários?

Ele ainda expõe que a atualização de features antigas também pode ser fundamental para que seus usuários continuem percebendo valor em sua solução. “Na prática, qualquer produto deve ser constantemente aprimorado: mesmo que você entregue o melhor produto ou funcionalidade possível para um momento específico, as necessidades das pessoas evoluem e você precisa continuar conversando com seus clientes para entender se sua solução está sanando suas dores e, sobretudo, entregando o valor que eles buscam” afirma ele.

Validando e apresentando novas funcionalidades com seus clientes

Yves acredita que manter contato com seus usuários mais engajados é crucial para compreender e validar novas funcionalidades dentro de sua plataforma. Segundo ele, isso pode ser realizado através de pesquisas de UX, de forma direta (através de pesquisas e entrevistas) ou, ainda, através de ferramentas  e metodologias para verificar o comportamento do usuário dentro da plataforma.

Além disso, o Product Manager acredita que é crucial ouvir o cliente e entendê-lo na hora de apresentar novas funcionalidades. “Perceber a dificuldade que o usuário sofre ao lidar com suas novas funcionalidades é crucial para validá-las. Se há muitas dificuldades sendo percebidas, você precisa conversar com seu usuário para compreender qual é a melhor forma de guiá-lo através das novas mudanças na interface. Por isso, também é crucial, ao analisar uma plataforma, compreender qual é o principal valor que uma interface busca entregar”, afirma ele.

Como posso guiar meu usuário quando lançar novas funcionalidades?

Antes de desenvolver e apresentar novas funcionalidades, estudar sua base de clientes pode fazer a diferença. Edegard Santos, Product Owner da Conpass, afirma: “O segredo para apresentar as novas funcionalidades é conhecer os próprios clientes para, aí sim, trabalhar em um plano de lançamento de acordo com o perfil dos clientes da empresa”.

Descobrir quem são suas personas e como elas se comportam diariamente são ações que devem direcionar sua empresa na hora de apresentar novas funcionalidades. Além de relevar esses pontos, Edegard nos ajudou a separar 5 dicas para que você consiga entender seus clientes e, com isso, engajá-los na hora de apresentar uma nova funcionalidade para eles! Confira:

1 – Estude e analise seus clientes

Definir quais clientes serão beneficiados com suas novas funcionalidades é crucial para traçar a forma ideal de apresentá-las. Edegard afirma que, para isso, algumas perguntas são válidas para definir o público que você abordará:

– Quais clientes irão receber a nova funcionalidade? Apenas os novos clientes? Ou, ainda, os mais antigos?

– Qual é o impacto dessa nova feature para estes usuários?

– Quais canais de comunicação fazem sentido para o público que vou abordar?

Estas perguntas ajudarão você e sua empresa a definir a melhor forma de apresentar suas novas funcionalidades aos seus usuários e, ainda, entender como eles devem ser comunicados sobre essas mudanças.

2 – Use o próprio produto para apresentar novas funcionalidades

“Eu, particularmente, gosto da ideia de usar o próprio produto como um canal de distribuição!”, afirma Edegard. Ele possui grandes motivos para acreditar nessa ideia: quando novas funcionalidades são apresentadas através da própria interface do produto, seus usuários têm a chance de entender seu funcionamento de forma didática e, com isso, compreender quais ações são possíveis através das novas funcionalidades.

O Product Owner traz, ainda, sugestões para aplicar essa ideia de forma prática: “Um usuário pode ser apresentado a uma nova feature através de modais informativas, hotspots ou, até mesmo, fluxos guiados completos apresentando essa nova funcionalidade”. Através dessas ferramentas, as chances do usuário perceber e adotar uma funcionalidade se tornam muito maiores.

3 – Alinhe a nova funcionalidade com a Jornada do Cliente

Entender a jornada percorrida por seu cliente para adotar seu software traz grandes vantagens para o lançamento de sua feature. Afinal, ao mapear e analisar quais sucessos ele busca, é possível guiá-lo e engajá-lo da forma adequada dentro de sua plataforma.

Logo, busque determinar qual valor você busca transmitir em sua ferramenta com cada nova funcionalidade. Assim, é possível guiar seu usuário de uma forma que faça sentido para sua jornada e, sobretudo, entregue valor para ele.

4 – Mantenha a comunicação alinhada em toda a empresa

Edegard aponta que é importante trabalhar em um plano de lançamento para que todos os clientes da base sejam impactados, de alguma forma, pela nova funcionalidade. “Algumas empresas trabalham com setores de “Product Marketing”, que é responsável por alinhar, junto ao Product Owner/Manager, as informações necessárias para um plano de lançamento”, afirma ele.

O Product Owner complementa, porém, afirmando que esse cenário é diferente para diversas corporações: “Empresas que não possuem um setor de Product Marketing acabam tendo o plano de lançamento de uma feature (ou produto) criado pelo próprio setor de produtos, em conjunto com o setor de Marketing/Comunicação da empresa”. Nessas horas, contar com um time totalmente focado no Sucesso do Cliente é fundamental.

Independentemente da estrutura voltada para a apresentação de novas features, Santos aponta algumas questões que devem ser levantadas na hora de alinhar a comunicação de uma nova feature:

– A funcionalidade será comunicada para quem?

– Enviaremos as mensagens todas de uma única vez? (Se sim, nossa infraestrutura aguenta o tráfego esperado?)

– Vamos enviar e-mails? Quantas vezes? Para quem?

– Vamos publicar em nossas redes sociais? Quais?

5 – Aproveite o momento para educar seu usuário

O lançamento de novas funcionalidades ou, ainda, a alteração de features antigas apresentam grandes oportunidades para educar seus usuários. Além de garantir que seus usuários irão entender como devem utilizar suas novas funções, esse momento serve para explicar os motivos que levaram ao desenvolvimento da nova feature e, ainda quais benefícios podem ser gerados ao usuário.

Além de educar seus usuários, essa ação pode permitir que seus usuários adotem, de fato, as novas funcionalidades. Ao explicar uma funcionalidade e suas intenções, é possível que seus usuários sejam motivados e engajados a entender as mudanças e adotar as funcionalidades em suas rotinas de trabalho.

Quais impactos são alcançados em minha empresa quando apresento novas funcionalidades?

É importante notar que, através desse artigo, podemos concluir que um onboarding eficaz não deve considerar apenas seus novos usuários. Dessa forma, diminuem as chances de que você perca seus clientes para concorrentes e, além disso, aumentam as possibilidades de que seu usuário enxergue ainda mais valor em sua solução.

Apresentar novas funcionalidades em sua plataforma pode, ainda, garantir que seus usuários serão devidamente engajados e, consequentemente, retidos em sua plataforma. Ao comunicar funcionalidades antigas, aliás, sua empresa garante que suas taxas de engajamento e retenção permaneçam altas e, com isso, seus investimentos e processos se tornem mais assertivos.

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